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FECHAMENTO
DE ARQUIVO:
DICAS PARA A IMPRESSÃO PERFEITA DO SEU TRABALHO:
Máquinas Imagesetters (que produzem fotolito a partir do computador)
são muito exigentes. Qualquer erro ou esquecimento com certeza comprometerá
o resultado. Estes equipamentos trabalham utilizando a linguagem
de descrição de página conhecido por PostScript. Portanto, mesmo
que determinado arquivo, impresso em sua impressora a jato de tinta
aparente estar OK, pode ser que alguns elementos se percam quando
o mesmo arquivo for processado em PostScript. Para evitar maiores
transtornos, e certificar que o resultado final esteja dentro do
que você esperava, listamos abaixo algumas dicas que, se seguidas
corretamente, produzirão um trabalho perfeito.
Arrumação do Arquivo Para o Envio a Gráfica:
- Procure utilizar programas adequados para o tipo de trabalho ou
processo de impressão utilizados. Ex.: Word/Excel/Power Point/Publisher
não são aplicativos adequados para Offset.
- Procure sempre ajustar o tamanho do papel ao trabalho, pois o
fotolito irá respeitar esses formatos para calcular a saída necessária;
sendo maior que o necessário teremos desperdício de material.
- Elimine todos os elementos que não pertencem à página, como linhas
de apoio e imagens não utilizadas colocadas fora da área efetiva
da página. Estes elementos podem causar erros na hora de processar
os arquivos. Não cubra elementos não desejados com boxes brancos
ou coloridos. Apague-os. Todo elemento de arte não sangrado deverá
respeitar uma distância mínima de 5 mm nas laterais, pé e cabeça
da página. Se esta regra não for obedecida os textos e imagens além
dessas margens de segurança poderão ser cortados no processo de
acabamento da publicação. Se os elementos de arte ou imagens forem
sangradas será necessário prever uma margem de segurança de no mínimo
3 mm além da linha de corte.
- Não mande arquivos com páginas em branco ou com páginas que não
devem ser impressas.
- Não use espessura de fios "Hairline", eles ficaram quase invisíveis
a uma resolução acima de 1200 DPI, utilize .3 para fios finos.
- Lembre-se de sangrar seus arquivos.
- Acrescente um arquivo TXT para registrar todas as informações
necessárias. Isso evita contradições verbais.
- Deve ser entregue junto ao trabalho uma prova FINAL (Boneca),
pois só assim poderemos analisar a saída do fotolito, e se necessário
corrigir eventuais problemas.
- Evite a compactação de arquivos ( não use a compressão LZW nas
imagens no Photoshop). Os processos de compactação e descompactação
podem danificar ou alterar o conteúdo dos arquivos.
- Evite usar o compactador padrão do Windows (DRVSPACE). Use sempre
Winzip.
Cores:
- Nunca se baseie nas cores geradas pelo monitor com a impressão.
Além de cada monitor ter a sua calibração, as cores são reproduzidas
em RGB, já na impressão as cores são reproduzidas em CMYK.
- Evite especificar cores Pantone, procurando sempre convertê-las
para cores de quadricromia (CMYK), a não ser que sejam realmente
cores especiais.
- Tenha cuidado especial com texto em preto produzidos no Corel
Draw, pois estando em RGB a cor será convertida em CMYK, produzindo
uma sobreposição indesejavel das quatro cores no texto, o que dificulta
a impressão e posteriormente a leitura do texto.
Fontes:
- O material deve vir acompanhado de suas respectivas fontes. Sempre
envie as fontes de tela (.pfm) e as fontes de impressão (.pfb),
para as fontes Adobe Postscript Type 1, para TrueType envie somente
as (.ttf), procure usar sempre fonts Type 1 pois elas dão menos
problemas.
- Marcando as opções bold e/ou itálico para fontes pode funcionar
para a tela ou impressão em baixa resolução mais quando nós formos
imprimir em alta resolução pode não funcionar, você deve ter certeza
de que tem a fonte que quer usar e sua respectiva família. (ex.
usar Helvetica e Helvetica Bold funciona pois existe esta fonte
correspondente, agora usar Futura Black e depois selecionar a opção
Bold não irá funcionar pois não existe a fonte Futura Black Bold,
neste caso você deve usar a fonte Futura Extra Black).
- A conversão de grandes blocos de texto para curvas pode resultar
em arquivos muito grandes e prolongar o tempo de processamento/armazenagem.
Procure incluir a fonte utilizada.
Imagens:
- Todos os elementos gráficos colocados no trabalho (bitmaps, fotos,
vetores , etc...) devem estar em CMYK. Nunca utilize o padrão
RGB.
- Os formatos TIFF, TIFF-IT ou EPS devem ser utilizados preferencialmente
para imagens. Evite a utilização de formatos como PICT, JPEG, GIF,
etc, que utilizam compactação de imagem com perda de qualidade.
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Resolução de imagens: Coloridas e Grayscale (tons de cinza) devem
estar sempre em 300 DPI; Lineart (traço) devem estar sempre de 800
a 1200 DPI. Em alguns aplicativos, caso a imagem original esteja
em baixa resolução, o ajuste manual para aumentar os DPI’s não representará
uma melhora significativa de qualidade.
- Não aplique uma imagem ou ilustração utilizando o Copy e Paste
pois ela não irá imprimir corretamente, exporte-a/salve-a no programa
original e depois importe-a no outro programa que você precisa.
- Sempre
envie as imagens utilizadas para não ocorrerem problemas de links.
- Evite
fazer rotações e ampliações/reduções nas imagens importadas nos
softwares de paginação (QuarkXPress, Page Maker) e ilustração vetorial
( Corel Draw, Ilustrator, Freehand). Um arquivo que utiliza imagens
rotacionadas que demoraria 5 minutos para ser processado, pode demorar
até 90 minutos se suas imagens forem rotacionadas nestes softwares.
Faça estas rotações e ampliações/reduções em programs de manipulação
de imagens (como o Photoshop) pois eles têm recursos mais eficazes
para realizá-las, além de garantir uma qualidade melhor na imagem.
- Degradés
e blends são operações extremamente complexas. Caso o seu arquivos
utilize muitos degradés ou blends, uma dica para facilitar é criar
o efeito no programa de ilustração vetorial e exporta-los no formato
Tiff , abrir no Photoshop para analizar e salvar novamente em Tiff,
aplicando como uma imagem bitmap.
- Ao scannear uma imagem calcule a quantidade de Dpi's necessários
baseando-se na seguinte fórmula: Dpi's = 2 X LPI's X FA, onde LPI's
= Lineatura ( para jornais 133 ou 150, para impressão em offset
plana de 150 a 175), FA = Fator de ampliação da imagem.
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